Fluxo de caixa, como fazer a gestão financeira da minha empresa?

Fluxo de caixa é o dinheiro que entra e sai do seu negócio em um período de tempo. Pense no fluxo de caixa empresarial como um tanque de água. Se entra mais água do que sai, você sempre terá água suficiente. Neste caso, seu fluxo de caixa é positivo.

No caso do caixa da sua empresa as entradas são as receitas= vendas

As saídas são as depesas FIXAS E VARIÁVEIS

Aprenda fazer uma boa gestão do seu caixa!

1° Faça a conciliação financeira entre seus recebimentos e seus pagamentos:

Ex: Suas despesas fixas em média tem um prazo de pagamento de 30 dias, alugueis, salários, energia, essas despesas você começa a utilizar no 1° dia de cada mês e só irá pagar no mês subsequente.

Lembre-se, em algumas empresas as despesas fixas  representam até 70% do faturamento se essas despesas tem o prazo médio de 30 dias, você terá que ter esses recebimentos também próximo de 30 dias!  

SUGESTÃO: SE Você não possui capital de giro para manter saldo em sua conta, trabalhe com antecipação automática negociada com os bancos, hoje bancos como o INTER, estão dando antecipação em até 3 vezes gratuitas, ou seja tudo que você vender em até 3 vezes recebe a vista, isso irá facilitar seu fluxo de caixa, e sempre terá saldo em conta!

2° GESTÃO DE COMPRAS E ESTOQUE: Não faça compras de produtos de revenda ou matéria prima desnecessários, já que quando você aumenta seu estoque, você diminui seu capital de circulação, assim fica desesperado para vender e pagar contas, compre somente aquilo que precisa para vender, é melhor fazer vários pedidos pequenos com o fornecedor para atender sua demanda, que fazer um pedido grande e ficar com produto encalhado!

3° FAÇA UMA PREVISÃO DE VENDAS E UMA PREVISÃO DE COMPRAS MÊS A MÊS

A empresas geralmente tem uma média de venda mensal, exceto as sazonalidades como fevereiro que em alguns segmentos pode haver uma queda de venda devido ter menos dias e a festividade do carnaval, e dezembro que geralmente se vende até 30% a mais, os outros meses se mantém uma regularidade de venda, em cima desses números monte um fluxo de receitas e despesas mês a mês, sendo assim terá uma previsão de orçamento de gastos e nunca será surpreendido por falta de dinheiro em caixa!

BAIXE AQUI UMA PLANILHA ANUAL DE PREVISÃO DE CAIXA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s